O Escultor que faz Prédios e Pontes
Vejam que interessante essa matéria do Estadão sobre as esculturas do Calatrava. Em um próximo post irei colocar fotos de algumas delas.![]() O arquiteto e engenheiro espanhol Santiago Calatrava, de 55 anos, é autor de algumas das mais bonitas construções contemporâneas da Europa. São dele, por exemplo, o edifício residencial Turning Torso em Malmö, que é o mais alto da Suécia, a Ponte de Alamillo, em Sevilha, suspensa só por um pilar, e as alterações no Complexo Esportivo de Atenas para a realização dos Jogos Olímpicos de 2004. Poucas pessoas, porém, conhecem as esculturas e desenhos que ele faz. E são eles que inspiram as formas dos prédios e das pontes criados por ele. ![]() "Quando faço um edifício, tenho de ser funcional, mas quando trabalho numa escultura, apenas me submeto às leis do material e da geometria para conseguir o que quero expressar" - diz ele, que estudou arte e design antes de formar-se em arquitetura em Valência, fazer pós-graduação em Urbanismo e mestrado em Engenharia civil em Zurique. Suas esculturas refletem interesse por vários mestres do século 20, de Brancusi e Matisse a Giacometti e Picasso e demonstram uma forte influência de Antonio Gaudí. Como seu conterrâneo, ele faz analogias entre a anatomia humana ou de animais na estrutura de edifícios e nas suas peças de mármore, madeira ou metal. Ele concebeu suas primeiras esculturas em 1985, empilhando blocos de madeira com que seu filho brincava. A partir de investigações sobre a coluna vertebral humana feitas com os bloquinhos, ele criou uma série de torsos de madeira e mármore. Os princípios de engenharia dos cubos contrabalançados por fios de metal foram aplicados depois em projetos de pontes como a de Alamillo, desenhada em 1987 e completada em 1992. A série de torsos também serviu de modelo para o prédio de apartamentos que ele fez em Malmö e para a South Street Tower, o edifício residencial que ele projetou para o Brooklyn. Nele, cada cubo tem cinco andares divididos entre um e cinco apartamentos, com escadas e elevadores fazendo a comunicação interna. As áreas de serviço, como cozinhas, banheiros e dispensas, são agrupadas no centro, enquanto salas e quartos desfrutam a vista pelas janelas da fachada externa. Com a escultura, Calatrava pôde investigar formas e princípios de engenharia livre das exigências de clientes, limitações de terreno e de códigos de construção. Além de usá-las em seus projetos, ele continuou a criar esculturas independentes, só por gosto, quase sempre trabalhando em séries até ter uma nova ideia para explorar. Gary Tinterow, do Departamento de Arte do Século 19, Moderna e Contemporânea do Metropolitan Museum, diz que, "embora seja considerado um regionalista, Calatrava, assim como Gaudí, é um humanista que busca a linha da beleza em formas vivas." "Você pode alcançar coisas muito complexas por meio da compreensão matemática, mas também observando o movimento das ondas, de uma folha ou de galhos de uma árvore sobre a água", diz o arquiteto e escultor. "Para mim é muito importante o aproximar-se da vida e dos fenômenos que nos rodeiam no cotidiano com uma grande capacidade de se deixar surpreender." Também são alados o futuro terminal de transporte no World Trade Center, em Nova York, e a cobertura do Milwaukee Art Museum, no estado de Wisconsin, que foi o primeiro trabalho dele nos EUA, feito em 1994. "A sensação de movimento está profundamente enraizada na natureza da arquitetura", diz Calatrava, comparando esta com a música. "É preciso tempo para ver a arquitetura, tanto quanto para ouvir música. Uma é muito material e a outra é completamente imaterial, mas ambas são percebidas de forma similar. Tanto que, quando se fala em arquitetura, usam-se termos como ritmo, harmonia, proporção, que também são qualidades da música." Ele desenha constantemente em álbuns, alternando estudos de figuras e animais com detalhes para seus projetos arquitetônicos, descobrindo as formas de onde emergem suas obras. No alto da galeria há vários estudos de movimentos do corpo humano e de touros, desenhados com giz e carvão. Da maneira como foram colocados, eles dão a noção de frisas antigas. |
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